RC-1 - A Sigla Ressucita (Entrevista Ao Grupo)

01/09/2007

ENTREVISTA AO GRUPO RC-1

Entrevista ao Grupo RC-1, os manos que fazem um rap de responsa lá no Maranhão. Muitos acham que essa região do Brasil não tem rap, mas se enganam. RC-1 direto das Raízes da Cohab 1 com o 2º trampo lançado em Janeiro de 2007, intitulado RC-1 A Sigla Ressuscita vem com a cara do Rap militante e com Ideologia forte. Como dizia Sabotage,"O Rap é uma denúncia", e é assim que RC-1 vem trilhando seu caminho.

Confira e conheça o grupo melhor com a entrevista que o J.D.R. fez aos manos.

- J.D.R. : Quais são os integrantes do RC-1 ?O Que quer dizer RC-1?

- RC-1: O grupo RC-1 é composto por 4 integrantes, 3 manos e uma mina. Mano-K, W-Kim, Nike Mc e Firsty-B. RC-1 significa Raízes da Cohab 1, o grupo foi batizado com essa sigla porque todos nós, os 4 integrantes nascemos aqui na Cohab – 1 em Carolina – MA e moramos aqui desde que nascemos, estamos enraizados aqui.

- J.D.R.: Quando e como o grupo começou?

- RC-1: Tudo começou em 2001 quando Cássio 21 anos (Mano-K) gravou 1 música em fita K-7 com a ajuda de um amigo que trabalhava numa rádio local, essa primeira música do qual ele mesmo era o autor, contava um pouco dos problemas sociais existentes em Carolina, no mesmo ano Mano-K resolveu gravar novamente mais sentia a falta de uma segunda voz que lhe ajudasse na rima das composições de sua autoria, foi aí que chamou Marcos 21 anos (W-Kim) e gravaram juntos uma fita K-7 com 3 músicas, vendo seu talento o dono de uma rádio local Josivaldo Salles da Renascer FM deu uma oportunidade pros dois mostrarem seu trabalho em Estreito - MA uma cidade vizinha, a apresentação teve uma boa repercussão. Um ano depois W-Kim se mudou para Palmas (capital do Tocantins) e Mano-K não desistiu e com ajuda do mesmo radialista conseguiu gravar um Cd Demo junto com a irmã de W-Kim, Monique 18 anos (Nike Mc) e seu irmão Bruno 18 anos (Firsty-B). O Cd foi gravado mais ficou somente como uma demonstração. Mano-K fascinado pelo Rap Nacional continuou compondo a realidade, os problemas sociais e o descaso com o povo da periferia de sua cidade e desse país hipócrita. No ano de 2004, W-Kim voltou de Palmas e trocando idéia com Mano-K decidiram formar um grupo o RC-1 (Raízes da Cohab 1), Firsty-B e Nike Mc que já estavam ensaiando com o Mano – K aceitaram a idéia de permanecer, Mano-K já tinha várias composições e decidiram lutar pelos seus sonhos que era o de gravar um Cd e foi com muito trabalho e luta, que conseguimos montar no quarto na casa de Mano-K um pequeno estúdio e foi lá que conseguimos gravar o 1º álbum com o título “Trafique Sempre a Paz” com lançamento em Fevereiro de 2005.

- J.D.R.: Qual a IDEOLOGIA que marca o grupo? E pelo que vocês lutam?

- RC-1: A nossa “Ideologia” entre aspas é sempre falar a verdade sem maquiagem, sem baixar a cabeça pro opressor. O RC-1 aborda vários assuntos todos coligados com a periferia, violência, drogas, aborto, prostituição, crime, ilusão, desafeto, corrupção etc. E esse novo disco aqui veio pra mostrar que RC-1 é algo sério, e que a periferia tem que abraçar, pois esse é um dos nossos objetivos, mostrar o lado pobre o lado cruel, buscando assim melhorias pra nossa comunidade. Narramos o cotidiano de nossa cidade, não só de nossa cidade mais de todo o Estado, de todo o Brasil, os assuntos que citamos são um problema Nacional não é só aqui que tem tudo isso aí, aqui pode ser mais cruel, mais dramático, pois se tratando do Maranhão tudo é possível...

- J.D.R.: Vocês se espelhão em algum grupo ou rapper seja nacional ou internacional? Ou algum outro estilo musical?

- RC-1: Mano a gente ouvi muito rap nacional, a gente ouvi o som de muitos grupos, vou citar aqui o nome de dois que a gente mais se identifica, Facção Central e Cirurgia Moral. Mano a nossa inspiração vem do nosso dia - a - dia do nosso cotidiano, do que a gente vive do que a gente presencia. A gente num se espelha em nenhum grupo a gente só admira o trabalho dos caras, a gente tem um estilo autêntico na parte de letras, quer dizer o som em si. Nos nossos dois discos a gente até utilizou o sampler de alguns grupos em algumas bases, mais isso sem perder a autenticidade do grupo.

-J.D.R.: "A Sigla Ressuscita", é o primeiro trampo de vocês? O Que significa esse título?

-RC-1: A Sigla Ressuscita é o nosso 2º disco. O Nosso 1º disco foi lançado em Fevereiro de 2005 com o título de "Trafique Sempre a Paz" um trabalho totalmente independente com uma produção bem elaborada e letras contundentes, o disco se compunha de 11 faixas e participação especial de Denis 16 anos (Nego Mano) da quebrada Rua Pará nas músicas “Não pago comédia” e “Deus não desça aqui no chão” e de Larissa Santos 11 anos irmã de Mano-K no refrão da música “País do Preconceito”, a produção foi feita pelo Mano-K num pequeno Studio montado num quarto na casa dele. E o 2º disco saiu esse ano em Janeiro de 2007 com o título “A Sigla Ressuscita”, esse novo disco aí é composto por 13 faixas e segue a mesma ideologia do 1º, a gente narra, denuncia a hipocrisia, a violência tudo que tá errado aqui no nosso cotidiano mano, nós moramos num Bairro humilde, e a gente busca através do rap fazer com que o nosso povo seja ouvido, nós buscamos melhorias, e acho que só em morarmos no Estado mais pobre do Brasil já é um grande motivo para estarmos fazendo esse protesto. Pelo fato da gente ter tido um intervalo de 2 anos entre um disco e outro, também pelo fato de nossas músicas serem censuradas em alguns programas de rádio aqui da nossa cidade e tal, “A Sigla Ressuscita” foi tipo um desabafo pra mostrar pra alguns cabeças de bagre que RC-1 tá firme e forte, enquanto muitos pensavam que a sigla tinha morrido, ela ressurgi, renasce, tipo assim mano, “A Sigla Ressuscita”.

- J.D.R.: A Televisão como sabemos, esconde muitos fatos e tem o foco muito grande em São Paulo e Rio De Janeiro. O Nordeste como sabemos uma região muito pobre e descriminada do Brasil, fica esquecida. Como é realmente a situação de vida da maioria dos cidadãos Nordestinos ai no Maranhão?

- RC-1: Mano lazer, cultura, educação, informação, emprego, renda, progresso por aqui é piada, somos o nº 1 do ranking em tudo que é ruim, somos o nº 1 em prostituição, em fome, miséria, corrupção e etc. Só por aqui já dá de notar como que vive o cidadão maranhense.

- J.D.R: Qual a opinião do grupo sobre o Rap hoje no Brasil, se a aparição do Rap na mídia por partes de alguns MC's é positiva ou negativa?

- RC-1: Depende do tipo de mídia mano, hoje em dia graças a Deus tá aparecendo alguns meios de comunicação que estão enxergando o Rap, mais tem muita coisa ainda pra ser feita, eu sei que tem programas sérios mais a mídia é traiçoeira temos que ter muito cuidado, vai chegar a hora que ela só vai querer o sumo, e chutará o bagaço desprezando totalmente o que demorou anos pra ser conquistado. Observo que a cada dia surgi novos grupos aí pelo Brasil, isso é bom é legal ajuda na expansão do Movimento, e acho que se você escolheu o Rap porque se identificou ou porque ele nasceu dentro de você, o mais importante que você pode fazer daí pra frente é ser autêntico, ter personalidade na sua caminhada e seguir em frente é o melhor que pode fazer.

- J.D.R.: Governo Lula ou FHC? Porquê?

- RC-1: Mano o problema vem desde 1.500 desde a colonização, não é hoje, em 4 anos ou em 8 que vai ser resolvido, a gente pode colocar a nossa mãe no poder que num vai mudar nada o jogo já tá armado, dias melhores não virão …

- J.D.R.: Como é a cena do Rap ai em Maranhão? O Rap tem ibope?

- RC-1: O mercado musical no Maranhão não tem espaço pro Rap até por falta de grupos, falta gente no mercado, donos de rádio, gravadoras não se interessam pelo estilo porque não convêm, eles fizeram uma lavagem cerebral na maioria da população, fizeram as pessoas consumirem estilos musicais que não tem nada a ver com a nossa cultura. No Sul do Maranhão o movimento hip hop é praticamente escasso, tenho notícia de poucos manos que estão tentando fazer algo pra mudar essa situação, mais RC-1 tá aqui 100% ativo, tentando fazer o Movimento acontecer por aqui, estamos elaborando 3º disco, força de vontade da nossa parte não falta, estamos dando o melhor de nós.

- J.D.R.: Qual o próximo projeto do Grupo?

-RC-1: É o 3º disco mano, até agora esses 2 discos que o grupo já lançou representam apenas uma peça do quebra cabeça que o grupo pretende formar, RC-1 tem vários projetos para serem concretizados vai vir muitos outros discos pela frente estamos lutando e temos certeza que vamos conseguir reconstruir o que por anos e anos foi sendo destruído, nossa cultura, os nossos meios de expressão, livre – arbítrio, a auto-estima de nosso povo. O grupo ainda não tem gravadora, RC-1 é um grupo independente e é por isso que estamos até hoje no mercado, se a gente dependesse de gravadora de boy pra lançar disco acho que RC-1 nunca teria saído do papel, a gente faz a parada com o que a gente tem em mão, com muito suor e disposição, mais num deixa de ser um trabalho de qualidade e competência. Temos em mente a realização do “1º Movimento Hip Hop do Sul do Maranhão” e com fé em Deus e o apoio de quem tem como dever apoiar, conseguiremos realizar esse evento. Mano – K é o nosso produtor, 3º disco está em fase de elaboração.

- J.D.R.: Para finalizar,o Jornal Do Rap passa a bola ao Grupo para mandar uma frase ou uma mensagem positiva pra galera que acessa o J.D.R. e a internet no sufoco para se informar e curtir um Rap daquele jeito.Paz e sucesso!

- RC-1: Rapaziada a parada só vai pra frente com a união dos manos que curtem, com os manos que cantam com os manos que dançam, com os manos que admiram, pois só quem pode levantar a parada somos nós, os guerreiros da periferia, não vamos nos entregar aos porcos vamos correr atrás do nosso, nascemos pra revolucionar. Paz a todos. RC-1 agradece o espaço, muito boa essa sua iniciativa mano, desejo muito sucesso pra sua página aí. Falou!!! RC-1 é nois.


CONTATOS P/EVENTOS:
negrone767@hotmail.com

manokrc-1@hotmail.com

nike-mcrc-1@hotmail.com


rc-1studioproducoes@hotmail.com



Quem estiver afim de conhecer o trampo dos manos do RC-1 é só da um ligue aí em baixo!



01. A Sigla Ressucita
02. A Voz Do Povo
03. Som De Sangue Bom
04. Presenciando A Morte
05. Violência Não É A Soluçao
06. Só Tenho Um Deus
07. Escolha O Seu Caminho
08. Foi Bom
09. Lá Vem Us Home
10. Fico Surdo Mais Um
11. Atire A Primeira Pedra
12. Errar É Humano
13. A Verdade Vai Ficar Aí

Download!!!

0 comentários: