O Ministro da Cultura Gilberto Gil se comprometeu, junto ao goverrnador Cássio Cunha Lima e à subsecretária de Cultura Daniella Ribeiro, que irá participar da abertura do I Encontro de Rappers e Repentistas, que acontece entre os dias 4 a 7 de outubro, em Campina Grande. Será a primeira visita oficial de Gil à Paraíba enquanto ministro da Cultura. Cássio e Daniella, na companhia do secretário de Articulação Governamental em Brasília, Inaldo Leitão, estiveram ontem no gabinete de Gil, em Brasília, acertando os últimos detalhes do evento, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o governo do Estado e a iniciativa privada.
Apelidado de Rap & Rep, o festival pretende reunir artistas ligados ao universo hip-hop e ao movimento da cantoria popular. Daniella Ribeiro diz que Gil quer dar um caráter internacional ao projeto e, com isso, trazer artistas do exterior para dialogarem com artistas brasileiros. São esperados para o evento alguns dos maiores expoentes dos dois gêneros. Nelson Triunfo, precursor do break no Brasil e um dos fundadores do hip-hop no país, é o curador do festival. A programação ainda está sendo fechada e nenhum nome foi divulgado ainda.
Ainda de acordo com Daniella, representantes do Ministério da Cultura virão à Paraíba no começo de maio para apresentar o projeto aos patrocinadores locais. O lançamento do ‘Rap & Rep’, junto com o site do evento, só deverá acontecer no fim de maio.
O ‘Rap & Rep’ terá shows musicais, oficinas e palestras e deverá acontecer no Parque do Povo, em Campina Grande. Também estão previstos espetáculos de teatro e dança e uma mostra de cinema. A idéia é reunir várias expressões em torno desses dois temas.
Para Nelson Triunfo, a ligação do Nordeste com o hip-hop é fortíssima. “Por toda história musical do Brasil, onde a musicalidade nordestina teve uma grande colaboração, não seria agora no hip-hop que o Nordeste iria negar essa sua tradição. Por exemplo: o precursor do hip-hop no Brasil é o Nelson Triunfo, que é nordestino de Pernambuco. O Presidente da Zulu Nation no Brasil é Nino Brown, também nordestino e um grande músico, que foi também dançarino de hip-hop, foi o grande Chico Science da Nação Zumbi. Por isso, essa geração atual tem tudo para entrar na transformação do hip-hop nacional”.
Gilberto Gil vai estar na abertura do "Rap & Rep"
04/05/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário